PROGRAMA VOLTA AO NOVO E PROGRAMA UNIÃO FAZ A VIDA: PARCERIA EM BUSCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E HUMANA.

Por ASSESSORIA

Entre os dias 3 e 5 de agosto, a SEMEC promoveu formação continuada, realizada na modalidade remota, e reuniu todos os professores da rede municipal de ensino. A formação, que foi conduzida pela assessora do Programa A União Faz a Vida, Cristiane Colossi, e pela psicóloga Giuliana Mariano, teve como objetivo principal apresentar o Programa Volta ao Novo com a proposta de que o mesmo seja desenvolvido na rede municipal através da metodologia ativa do Programa A União Faz a Vida.

O Programa União Faz a Vida, cuja metodologia já subsidia a prática dos professores há 08 anos, será fortalecido com o Programa Volta ao Novo. Este último, criado pelo Instituto Airton Sena, foi lançado no ano de 2020, em meio ao cenário caótico da pandemia de Covid 19, com o objetivo de apoiar os educadores para que desenvolvam suas competências socioemocionais e as de seus alunos.

Além de apresentar a articulação dos dois programas como rico instrumento para potencializar o desenvolvimento integral do aluno, Cristiane e Giuliana promoveram reflexões sobre a retomada das aulas presenciais na modalidade escalonada e sobre a importância do acolhimento emocional do aluno e sua família.

As discussões, que foram desenvolvidas para promover também o acolhimento dos participantes, permitiram que os profissionais compartilhassem experiências vivenciadas a partir das mudanças ocorridas na educação desde o início da pandemia. De modo geral a formação foi avaliada como muito positiva pelos participantes.